Selomar Blödorn

Selomar Blödorn

Quarta, 06 Dezembro 2017 10:19

Liberte A Sua Motivação!

Um dia alguém me perguntou se era possível uma pessoa motivar a outra? Eu respondi que a motivação está dentro do ser humano e que podemos despertar esse gigante.

 

   Neste momento também fiz um questionamento. Perguntei se ele achava que um ser humano poderia desmotivar o outro?”. Sim, essa pessoa me respondeu dizendo: “Meu chefe sempre me desmotiva”. Ora, respondi, se pode desmotivar então pode motivar também!

   Mas não se pode falar em motivação e esquecer ética. Já vi esposa de executivo dizer para o marido em casa: “Você não é honesto não meu filho, você é burro”.

   Enquanto a humanidade pensar desta forma, não há motivação no mundo que resolva os problemas nem de uma empresa nem de um país.

    Ética e motivação devem caminhar juntas.

  Entra em campo a cooperação, o comprometimento, o trabalho cooperativo, a excelência na busca de melhores alternativas no trabalho e pelo trabalho e não por subterfúgios escusos.

   A desmotivação é uma irritação invisível do coração, uma implacável invasora do silêncio! A falta de ética é uma irritação visível contra as pessoas e as instituições.

  Quanto maior a desmotivação, maior o desespero do ser humano. Alguém pode te dizer: “Você não têm ideia de como minha vida tem sido dura e meu trabalho difícil”. Uma coisa que aprendi desde pequeno é que ser capa de jornal com notícia ruim é fácil.

   É muito mais cômodo dizer que não vai dar certo do que procurar alternativas que proporcionem resultados.

  As pessoas tem grandes sonhos e ganham salários pequenos. Fica mais fácil reduzir o tamanho do sonho do que aumentar o tamanho do salário... Não compreenderam que é impossível aumentar o tamanho do salário diminuindo o tamanho do sonho.

   Existe uma expressão que diz: “Manda quem pode e obedece quem tem juízo”.

    Como conviver com a falta de ética que prega o faça o que eu mando, mas não faça o que eu faço? Como motivar e ser desmotivado? Como um pai pode educar um filho se ele não é exemplo? Como pode ele abençoar um filho e odiar o seu próximo?

    É hora de dar liberdade a sua motivação... Lance o seu coração em direção dos seus sonhos, dos seus ideais, dos seus propósitos e sua mente irá abrir caminhos que irão construir uma vida melhor.

   Se você acha que isso é apenas um conjunto de palavras bonitas, saiba que a mesma palavra pode construir a paz ou a guerra. A escolha é sua!

   Pense nisso, um forte abraço e esteja com Deus!

  

SELOMAR PALM BLÖDORN

PRESIDENTE ACI/CDL 2015/2017

 

Quarta, 18 Outubro 2017 10:37

Acredite Ou Não: Você Faz A Diferença

Não importa o que você faça: atendimento, vendas ou qualquer outra atividade. Certifique-se de que sua marca esteja encantando quem estiver do outro lado. Atender é conquistar, a base do espetáculo é fazer as pessoas dizerem "uau!" Se isso ocorre, você atingiu a sua meta, se não você perdeu uma grande chance de fazer a diferença.

Um exemplo encantador de atendimento ocorreu comigo quando fui ao shopping comprar um presente para a minha esposa. Eu estava com pressa e assim que avistei a primeira loja dei uma paradinha diante da vitrine. Logo se aproximou uma elegante moça estendeu a mão direita e disse: "Boa tarde, meu nome é Simone Seixas, estou notando que o senhor está interessado em algo especial. Tenho várias outras preciosidades nos expositores internos. Que tal entrarmos para que eu possa mostrá-las ao senhor?". Percebi que estava falando com uma pessoa muito simpática, comunicativa, de ótima aparência e disposta a me ajudar. Foi batata!

Se fosse tudo pelo preço todo mundo compraria o produto mais barato e ponto-final! Mas não é pelo preço e nunca foi, é pelo valor. E o valor é determinado pela pessoa e pelas habilidades que o profissional tem para apresentar o seu produto, para abordar corretamente o cliente, para prospectar novos negócios, para superar possíveis objeções, para interagir oferecendo alternativas e, acima de tudo, fidelizar o cliente.

Agindo assim, competir fica fácil. Faça apenas um trabalho melhor de atendimento do que o do concorrente e verá como os resultados, também, serão diferentes. E quer saber mais? Você já fez isso no passado? Você já deu um atendimento exemplar e acabou encantando o cliente? Você ainda se lembra como fez isso? Posso lhe garantir que foi agregando mais valor que a outra pessoa do concorrente. Provavelmente, naquela ocasião você deve ter agido com mais entusiasmo e nem quis saber do concorrente. Você apenas "mandou ver", deu o melhor de si e tudo funcionou muito bem.

 

SELOMAR PALM BLÖDORN

PRESIDENTE ACI/CDL 2015/2017

 

Quarta, 18 Outubro 2017 10:36

A Visão Do Futuro

O futuro não é o lugar para onde estamos indo. É o lugar que estamos construindo e que dependerá daquilo que fizermos no presente. Por isso, digo que a melhor maneira de prever o futuro é criá-lo. Aqueles que constroem o próprio futuro constroem o futuro dos outros. A capacidade de empreender o próprio futuro está se tornando uma questão de sobrevivência. Administrar bem um negócio é administrar seu futuro; e administrar seu futuro é administrar informações. O futuro não é mais sobre tecnologia. É sobre informação. Se a história testemunhou a triste divisão entre nações ricas e pobres, o futuro pode nos reservar a separação entre as que sabem e as que não sabem.

Nenhuma empresa sobreviverá se depender de gênios para administrá-la. Ela precisa ser capaz de ser conduzida por seres humanos medianos. Lidar com gente já é difícil. Levar gente a enxergar o futuro é ainda mais difícil. Jack Welch colocou com propriedade que os gerentes fracos acabam com as empresas, acabam com os empregos. Mas os gerentes fracos são fruto de nossas decisões, são nossa responsabilidade... A melhor pessoa do mundo no negócio ou no cargo errado ainda tem alguma chance. O melhor negócio ou cargo do mundo com a pessoa errada não tem chance nenhuma.

Na qualidade de empreendedores, somos diferentes, iluminados, pois onde todos veem problemas, vemos oportunidades. Viajamos num carro chamado imaginação, tendo a criatividade como copiloto, a meta como motor e a persistência como combustível. Sabemos que só o melhor é suficiente e controlamos direta ou indiretamente o destino de muitas pessoas. Fazê-las vibrar com a mesma intensidade com o intangível futuro criado em nossas mentes é nossa missão suprema alcançável através da liderança. E o verdadeiro líder é aquele que consegue capilarizar esse sentimento nos grupos por onde passa.

O futuro pertence àqueles que acreditam na beleza de seus sonhos. E, parafraseando Victor Hugo, não há nada como um sonho para criar o futuro. Tudo isso pode parecer piegas, mas você deve continuamente monitorar seus passos em relação aos seus sonhos e nunca se afastar deles. Se preferir ser mais técnico, menos filosófico, substitua a palavra "sonhos" por "metas". Mas siga sempre confiante em direção ao cumprimento de seus planos, reto como uma flecha, pois o que torna um sonho irrealizável é a inércia de quem o sonha. O homem nunca pode parar de sonhar. O sonho é o alimento da alma, como a comida é o alimento do corpo.

Toda glória é fruto da ousadia. A ousadia de tentar ser sempre melhor. Não é tarefa fácil, pois há sempre uma casca de banana à espreita de uma tragédia. E sombras são sempre negras, mesmo sendo de um cisne. Mas espero ver você refletindo repetidamente sobre o que conversamos aqui hoje - sonhos, futuro, objetivos - corrigindo sempre sua rota e banhando-se nas águas permanentes da mudança.

 

SELOMAR PALM BLÖDORN

PRESIDENTE ACI/CDL 2015/2017

Quarta, 18 Outubro 2017 10:31

Por Que As Pessoas Devem Admirar Você?

Muitas pessoas pensam que seu cargo ou posição são suficientes para conquistar o respeito e a admiração dos outros. Nada é mais ilusório. Cada dia surgem mais pessoas que desejam ser líderes. O problema é que elas não têm capacidade de criar nos outros o desejo de serem liderados por elas.

Um pai jamais vai ganhar a admiração do filho só porque é seu pai biológico, embora muitos pais pensem que isso basta. A aceitação da liderança é um sentimento que brota como o amor. O liderado precisa ser conquistado para respeitar o líder integralmente, como seu comandante e como pessoa. Este é o segredo.

Quem não tem a capacidade de conquistar seus liderados acaba usando a força do cargo para se impor e ser obedecido. Na marra, um líder nada consegue. As pessoas podem obedecê-lo por necessidade de sobrevivência ou por medo. No fundo, o líder sabe que não pode contar com esses liderados. Não há pactos tácitos entre eles. É como um general que comanda uma tropa de mercenários. Se surgir uma oportunidade, os soldados se bandeiam para o lado que pagar mais.

Quem obedece porque deve está se importando mais com seu líder do que consigo próprio. É como um casamento por amor: os noivos escolhem um ao outro e assumem os compromissos de sua opção. Isso possibilita a criação de um time sólido, pronto para o que der e vier.

Pense nisso: se sua equipe escuta você, respeita suas ideias e tem vontade de segui-lo, você está ajudando as pessoas a realizar seus sonhos. Se você tem que usar a força do cargo para ser ouvido, se as pessoas o temem, você ainda não chegou lá.

 

SELOMAR PALM BLÖDORN

PRESIDENTE ACI/CDL 2015/2017

Segunda, 10 Julho 2017 04:23

Conquiste Sua Felicidade

Alguém quer ser infeliz? Não, não quer. Mas o que realmente traz felicidade? A nova onda agora é trabalhar e criar empresas felizes. Empresas que valorizem seus colaboradores, que sejam éticas, social e ecologicamente corretas, que saibam atrair e reter os talentos.

O melhor dos mundos é estar feliz consigo mesmo e com o seu trabalho. Ter encontrado algo que realmente se gosta de fazer e, assim, ser muito mais produtivo. Mas o conceito de felicidade tem sido banalizado. 

É comparada ao sentimento de prazer, de posse e status. Essas são felicidades que não se mantêm ao longo do tempo. A revista Superinteressante publicou certa vez o resultado de estudos dos mais variados especialistas sobre felicidade e comportamento humano e eu gostaria de destacar abaixo alguns pontos práticos que podem nos ajudar a encontrar e praticar a famosa felicidade, e assim ajudar este mundo a ficar um pouquinho melhor. Vamos a eles. 

Prazer: O prazer nos traz a sensação de felicidade, só que ele não é pleno e duradouro, mas nem por isso deixa de ser essencial na vida de qualquer pessoa. O prazer é um dos componentes que nos deixam felizes; é a forma mais fácil de buscar felicidade, só que não se sustenta como propósito de vida.

Engajamento: O engajamento nos traz um grau maior de felicidade, pois induz ao autorrespeito e à autorrealização. Nada de deixar a vida te levar, conduzir sua carreira aos trancos e barrancos, movida ao acaso. Nada acontece por acaso. Participe ativamente de sua vida. 

Dinheiro: É bom, mas não é tudo. É uma questão polêmica! Cada um tem suas considerações. 

Desafios: Uma forma de crescer e superar nossos limites.

Exercícios quem diria, hein! Nosso corpo adora! Trate de correr para a academia. 

Altruísmo: Ajudar o próximo e praticar o bem. Seja feliz, fazendo os outros felizes.

Importância: Ser aceito e útil no meio em que se vive.

A questão é você conseguir ter, em sua vida, mais momentos felizes do que infelizes, pois ninguém está feliz o tempo todo. A felicidade, na verdade, é conquistada diariamente e não existem fórmulas mágicas. Felicidade não é um fim, mas consequência. E uma boa maneira de ser feliz é justamente não ficar procurando a felicidade por todos os cantos.

 

SELOMAR PALM BLÖDORN

PRESIDENTE ACI/CDL 2015/2017

Terça, 06 Junho 2017 11:10

Sucesso em Plena Crise

“O sucesso é uma questão de não desistir... O fracasso é uma questão de desistir cedo demais”. 

Quando nada parece ajudar, observe um cortador de pedras martelando uma rocha. Você irá perceber que ao golpeá-la cem vezes, poderá nenhuma aparecer.

    No entanto, na centésima primeira martelada, a pedra se abre em duas. Descobrimos neste momento que não foi a última que conseguiu o êxito mas todas que vieram antes.

    O sucesso é o conjunto dos dias, dos meses, dos anos, das ideias, dos detalhes, da força e participação de toda uma equipe.

    Veja o exemplo da Grande Muralha da China. São 25 mil torres. Ela serpenteia 2.400 km contornando e ultrapassando acidentes da natureza, subindo do sopé ao cume, cruzando rios e vales.

    Trezentos mil homens começaram a construção. A esse exército, juntou-se depois outra força de trabalho com outros tantos milhares de homens.

    Vários materiais foram usados como tijolos, pedras, granitos e  muitos tipos de rocha... Porém, o mais importante durante toda a construção que a fez seguir em frente foi a perseverança.

    Eles enfrentaram ventos gelados, tempestades de neve no inverno e de areia no verão.

    O sucesso é construído através da aptidão para o trabalho, passo a passo com obstinação, com determinação.

    Um dia antes do descobrimento da América, a tripulação pressionava o Comandante do navio, Cristóvão Colombo, a voltar para a Europa, porque estavam ficando sem água e mantimentos e receavam perecer em alto mar.

    Qual foi a resposta de Colombo? Não, nós estamos a um metro de Deus e não vou desistir. 24 horas depois eles avistaram a Terra, o Novo Mundo, a América.

    O sucesso é dar um passo a mais, é caminhar um quilômetro extra, é ir além do horário, é fazer mais do que a sua lista de tarefas.

     Pense nisso, um forte abraço e esteja com Deus!

 

SELOMAR PALM BLÖDORN

PRESIDENTE ACI/CDL 2015/2017

Terça, 09 Maio 2017 11:01

A Um Passo da Qualidade

Li certa vez uma frase que resume bem qual é o segredo de pessoas e empresas as quais podemos chamar de vitoriosas. Era mais ou menos assim: "Quem faz somente aquilo que lhe é pago, não merece nem o quanto recebe". Ou seja, não basta simplesmente oferecer produtos e serviços de qualidade, para que realmente se tenha sucesso, é preciso ir um passo além e apresentar um ponto de diferenciação, como um atendimento especial, em que se olhe diretamente nos olhos do cliente ou uma Identidade Visual totalmente inusitada que chame a atenção dos clientes, cativando-os e mantendo-os fiéis a marcas, lojas, sites e produtos. 

Empresas que se limitam a praticar o marketing da cartilha tradicional, atuam como se estivessem apenas procurando "vender o peixe". As empresas que estão preocupadas com o seu futuro, prestam muita atenção no presente, não ficam apenas tentando seguir tendências e sim criando tendências. Podemos dizer que elas buscam "vender a experiência de desfrutar de um linguado grelhado com ervas frescas e champignon". Ou seja, servir um bom peixe, é básico. Para ser único, o restaurante deve proporcionar ao cliente, uma experiência sensorial única e completa, como uma boa apresentação do prato, música, decoração e iluminação agradáveis.

As empresas que se estabelecem, são as que encantam os consumidores, proporcionando uma experiência sensorial memorável. O consumidor está cada vez mais exigente e as empresas vencedoras são as que sabem que não basta apenas tentar vender o peixe. Mais de 85% das decisões de compras são realizadas no próprio PDV e as empresas que dão importância a isto e investem no PDV, estão se destacando e através de experiências estéticas, deixando o marketing tradicional para os concorrentes.

 

SELOMAR PALM BLÖDORN

PRESIDENTE ACI/CDL 2015/2017

Quarta, 12 Abril 2017 05:35

Não Tema Novas Responsabilidades

Todos querem crescer na vida, mas quando se fala em assumir novas responsabilidades muitos profissionais temem suas consequências. Não tema essa nova fase de sua vida. Veja alguns pontos que irão lhe ajudar no momento de transição:

Não tema riscos. O risco pode ser administrado. Em um primeiro instante o novo desafio pode parecer ambicioso demais ou fora de sua capacidade técnica, mas dê tempo ao tempo, pois sempre existe a fase de adaptação.

Aprenda a lidar com a pressão. A tendência não é a pressão diminuir, mas sim aumentar. A concorrência é forte, liderar pessoas não é fácil, além dos famosos fatores políticos e externos. A pressão é algo que estimula a atingir novos

resultados, mas cuidado com o seu excesso. 

Conquiste o respeito da equipe. Ao assumir uma nova função deixe claro que você veio para ajudar e ser ajudado. Prove seu valor com naturalidade e aprenda tudo o que puder o mais rápido o possível. Mesmo que você tenha de impor mudanças drásticas faça isso sempre explicando o porquê e comunicando com transparência as razões de determinadas atitudes. 

Desenvolva as pessoas. Liderar é desenvolver e educar pessoas. Mostre que existem formas de crescer na empresa e que você está disposto a ajudar a todos que mostrarem seu valor. Investimento em pessoas é um forte componente motivacional. Deixe as pessoas demonstrarem suas competências.

Prepare sucessores. Esteja atento a atitudes e ao trabalho de outras pessoas que podem vir a substituí-lo. Descentralize atividades e deixe sempre alguém preparado para a sua função.

Aprenda a lidar com as pessoas. É a capacidade de lidar com pessoas que determina o sucesso ou fracasso da sua carreira. O que move sua empresa, o que traz lucro e inovação são as pessoas. Elas são a razão de tudo. Ponto.

Assumir novas responsabilidades implica em aprimorar competências e não temer novos desafios. Uma jornada que será muito estimulante na sua carreira.

 

SELOMAR PALM BLÖDORN

PRESIDENTE ACI/CDL 2015/2017

Segunda, 20 Fevereiro 2017 08:46

Destacando-Se Na Multidão!

No futuro teremos também dois tipos de profissionais... Os desempregados e os que mudaram. Quais são os pilares que sustentam esse pensamento? 

- Vamos receber cada vez menos para fazer o que todo mundo faz... O sucesso hoje depende de a gente fazer o que a maioria não faz. Os vencedores fazem o que os perdedores não querem fazer.

- Só irão sobreviver os mais capazes, mais competentes, sejam empresas ou profissionais. Hoje, no Brasil, 800 empresas quebram por dia e ao mesmo tempo abrem 1.500 novas.

- Trabalhar com prazer. Não basta cumprir com as obrigações. Quando o trabalho é um prazer a vida é uma alegria. Quando o trabalho é um dever, a vida é uma escravidão. E este duplo sentimento estão presentes no sucesso ou fracasso de uma organização.

- Formar líderes competentes. 75% das pessoas pedem a demissão do chefe e não da empresa. E, neste foco, um dado preocupante da pesquisa do Instituto Gallup:79% dos brasileiros são desmotivados no trabalho.

A pergunta que se faz é: Por que as empresas quebram? Porque perdem os seus diferenciais competitivos, não inovam, não criam produtos e serviços novos, param no tempo, não treinam, não acompanham as mudanças na velocidade exigida pelo mercado. Fecham suas portas porque se preocupam mais em vender e esquecem a essência do negócio: a rentabilidade.

As empresas investem milhares em prédios, máquinas, equipamentos... E tem certa dificuldade em investir alguns milhares em pessoas, em treinamentos técnicos e motivacionais que busque o conhecimento, o comprometimento, o entusiasmo pelo trabalho e pelo negócio.

O líder de sucesso destaca-se na multidão. As pessoas trabalham em função do seu chefe. Liderar é saber comandar pessoas neste caminho estreito que divisa a amizade da frieza. Guarde bem uma coisa: Não se lidera amigos! Os amigos nos acompanham, discutem intimidades, contam seus problemas. Essa é a diferença do mundo real para a ilha de fantasia. Quando não há identificação do gestor com sua equipe, as pessoas preferem o risco de ficar desempregadas a viverem ao lado dele.

O melhor que se pode dizer das empresas de sucesso é que elas não caem na armadilha dos iguais. Não basta ser o melhor, tem que ser diferente!

SELOMAR PALM BLÖDORN

PRESIDENTE ACI/CDL 2015/2017

Sexta, 09 Dezembro 2016 08:59

5 Dicas Para Procurar Emprego

Esteja trabalhando atualmente ou não a busca por um novo emprego é algo que deve ser feito continuamente, pois o mercado está cada vez mais dinâmico e instável e, portanto, quem ficar parado esperando para ver o que vai acontecer ficará obsoleto e desatualizado.

Porém, procurar um emprego nos dias de hoje é algo diferente, pois requer algumas técnicas e posturas diferentes de décadas atrás. Para facilitar neste processo escrevo abaixo 5 dicas para procurar emprego.

  1. MUDANÇA DE MENTALIDADE - o primeiro passo é entender que "seu novo emprego" é procurar emprego. Portanto, é necessária uma postura focada nesta atividade. Usar as horas do dia para esta finalidade, como se estivesse trabalhando normalmente.
  1. FOCO - definir o que você quer profissionalmente. Analisando sua experiência e formação acadêmica orientar sua busca de vagas para oportunidades compatíveis com elas. Evitar dispersar ou, na linguagem popular, "atirar para todos os lados". Comece com ações direcionadas para o que você realmente deseja.
  1. NETWORKING - seus contatos, amigos e conhecidos são importantes neste momento, pois podem ajudar a encontrar o emprego desejado. Ative seu networking sem vergonha de dizer o que busca.
  1. CURRICULO - é básico, mas tem gente que se esquece de atualizar o currículo. Outro cuidado fundamental é torná-lo objetivo e focado. Lembre-se que quem irá ler e analisar já recebe tantos outros e, portanto, quer ver informações úteis sobre você e que possam acrescentar a empresa algo positivo.
  1. AUTOESTIMA - manter o bom humor, cuidar da aparência e agir de forma positiva é elementar para este momento. Nem sempre é fácil, mas é um exercício pessoal que deve fazer parte deste processo e também para depois de empregado. Muitas oportunidades profissionais acontecem por afinidade com o empregador ou a impressão positiva que um candidato deixa na hora de uma entrevista ou na entrega de um currículo. Cuide-se.

 

SELOMAR PALM BLÖDORN

PRESIDENTE ACI/CDL 2015/2017

InícioAnt123PróximoFim
Página 1 de 3