Terça, 01 Abril 2014 21:00

Trabalho em Equipe e Resultados

por Bruno Krug

“Quando as pessoas trabalham juntas, como equipe, elas conseguem realizar coisas que qualquer pessoa trabalhando sozinha jamais conseguiria.”
Franklim Delano Roosevelt

Com toda certeza você já ouviu e já afirmou que é muito importante saber trabalhar em equipe, e que somente um trabalho onde todos se comprometem e cooperam produz ótimos resultados. Mesmo assim, você há de concordar que entre falar e conseguir fazer há uma grande diferença, pois na prática a maioria das empresas percebe a grande dificuldade de formar um verdadeiro time de trabalho.

A dificuldade de profissionais que saibam trabalhar em equipe, com integração, motivação e um foco em comum, leva prejuízo e desgastes desnecessários, tanto para as empresas, os clientes e as próprias pessoas envolvidas. Os prejuízos e os desgastes tornam-se inevitáveis frente a um mercado concorrido e com competidores de grande competência e força.

Estas dificuldades ocorrem por muitos motivos, quer oriundas de problemas de temperamento, instabilidade emocional e rigidez em relação aos demais, bem como por fatores como o desejo de ser o mais importante, o individualismo e a prepotência, o que geralmente gera comportamentos indesejados que afastam e interferem no grupo, gerando conflitos e perdas de tempo e performance.

Para evitar isto é muito importante a presença de uma liderança forte e de credibilidade, que consiga fazer o grupo a pensar e agir com maior profissionalismo, competência e foco em resultados, independente das diferenças de temperamento, percepções e capacidades. Entretanto, além de uma boa liderança, os membros do grupo precisam entender que pessoas são diferentes, e isto significa saber respeitar as necessidades e limitações dos demais, bem como aproveitar para aprender com a experiência alheia. Na realidade para a formação de uma boa equipe de trabalho, até é desejável que as pessoas tenham percepções e competências diferentes, pois isto leva a uma ampliação da capacidade de percepção, gera novas soluções e cada um complementa aquilo que falta aos demais.

Se as pessoas souberem superar o individualismo natural, e realmente agirem no sentido de se fortalecerem e se complementarem, com toda a certeza os resultados obtidos serão muito maiores do que aqueles obtidos separadamente, o que também conduz a maiores benefícios para cada membro da equipe, a um crescimento humano e uma maior possibilidade de ascensão na carreira. Isto porque quando pensamos e trabalhamos em equipe, ampliamos nossa visão, expandimos conhecimentos e aumentamos nossas competências. A participação em uma boa equipe tende a promover o aprimoramento de todos os envolvidos, servindo de estímulo positivo para enfrentar os desafios e para a superação dos momentos difíceis que fazem parte do dia a dia de todas as empresas e organizações, seja uma pequena fazenda ou uma grande cooperativa.

Por isso é importante que você busque e aceite as oportunidades de trabalhar com outras pessoas, se possível de áreas diferentes, aproveitando cada situação para aumentar a capacidade de compreender, respeitar e lidar com diferenças pessoais e de percepção, o que não significa aceitar passivamente comportamentos negativos ou falta de profissionalismo e foco, mas sim buscar entender e ajudar aos demais. Fazendo assim você desenvolve maior autocontrole, conquista mais pessoas, e consegue alcançar mais facilmente os seus objetivos.

Aprendendo a “focar” em objetivos comuns, com muito profissionalismo, dedicação e determinação, você desenvolverá maior liderança e destaque na sua empresa, e ao mesmo tempo poderá ser fonte de motivação e crescimento aqueles que tiverem o privilégio de poder trabalhar ao seu lado. Você e todos os demais ganham com isto, pois alcançam mais facilmente os bons resultados, e é isto o que mais queremos.

Bruno Krug – Palestrante Motivacional e Instrutor de Treinamentos